BEM VINDOS!

Olá,queridos pais,alunos e leitores deste blog. Antes de qualquer coisa,vamos às apresentações: Sou Deise Bruna, professora e apaixonada por crianças e educação, e a partir desse blog estarei aqui com vocês. Todos os meses pensaremos juntos em ideias e colocaremos em prática atividades criativas, tornando o dia-a-dia dos alunos mais construtivo e prazeroso. É preciso estimular as crianças, mantendo vivo dentro de cada aluno a vontade de conhecer sempre mais. Postarei aqui nossos trabalhos realizados em aula,assim como os recados para os pais e informativos pedagógicos afim de ajudá-los na tarefa de educar para a vida.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Escola, Um espaço de troca!

  Já faz algum tempo que a sala de aula deixou de ser um local onde um ensina e muitos aprendem. Que a relação professor/aluno deixou de ser vertical, com o mestre colocado em um pedestal dono do conhecimento e as crianças como meros aprendizes , e que a escola deixou de ser um local austero, cheio de normas disciplinadoras e inquestionáveis em que os estudantes são amedrontados e castigados. Ainda bem!
  As mudanças na própria filosofia da educação e o surgimento de novos paradigmas fizeram que a escola se transformasse em um espaço rico,vivo e envolvente, em que professores e alunos trocam experiências e constroem o conhecimento juntos, dando espaço para a criatividade e a postura crítica se manisfetarem à vontade.
  Nesse terreno tão fértil, pense em quantos assuntos positivos e edificadores podem surgir. Você mesmo já pode verificar, na prática, como as crianças conseguem surpreender os adultos com respostas e soluções pra lá de inteligentes, muitas vezes nos ensinando a enxergar as coisas de uma maneira diferente.
   E para que todo esse processo de construção se torne mais produtivo, eu conto com a participação da família, que deve estar sempre atenta aos recados da escola, e as tarefas de casa sempre auxíliando nessa etapa tão gratificante porém complexa que é a alfabetização. 
         Grata Profe Deise, desejo um excelente ano à todos nós...beijinhos!