Oficinas de Páscoa:
Oficina de bombons, oficina de artes,oficina pinta a cara e cineminha,hora do conto: a Cenoura gigante com degustação do bolo de cenoura gigante da dona coelha.
Profe Deise
Oficina: Hora do conto interativa
A cenoura gigante
“Era uma vez em um bosque muito distante, onde havia uma linda casinha(a profe entra na casa de bonecas do parquinho, e lá dentro coloca as orelhas de coelha) onde morava uma linda coelhinha, que adorava comer o quê???( crianças responderão: “cenouras!”) Por isso ela cultivava uma horta com deliciosas cenouras. Todos os dias ela colhia muitas cenourinhas para fazer comidinhas gostosas com gostinho de cenoura. A coelha fazia cenoura cozida, sopa de cenouras, suco de cenouras e até bolo de cenouras...huuuum que delícia! (A profe pula igual coelha e vai colhendo as cenouras da horta e colocando na cesta.)
Mas um certo dia ao ir na horta a coelha se assustou ao ver algo estranho que tinha acontecido...NOSSA! APARECEU NA HORTA UMA SUPER CENOURA GIGANTE!!! A Dona Coelha já imaginou a receita de um bolo de cenoura maravilhoso e foi colhe-la, e puxou e puxou e puuuuxou...aff, mas não teve força para arrancar aquele cenourão. Ficou muito triste, mas não desistiu, lembrou que tinha muitos amigos coelhos no bosque e foi chamar alguém para ajudá-la.( A profe coloca a mão acima dos olhos, procurando um coelhinho na platéia para ajudá-la. Escolhe um, vai pulando até ele e coloca uma tiara de orelhas) Venha coelhinho “fulano” vamos arrancar a cenoura gigante. E os dois vão até a horta pulando. (A Dona Coelha segura a cenoura, o aluno puxa a Dona coelha, e os dois caem para trás afinal a cenoura ainda é muito pesada e sozinhos eles não tem força. Precisam de mais ajuda e a dona coelha vai chamando um a um todos os coelhos da horta e segue a história.) Quando o último chega na fila, todos conta um, dois,três, puxam com toda a força e de repente... iupiii! Conseguimos arrancamos a cenoura. E a Dona coelha fica muito feliz pois agora pode fazer seu bolo de cenoura com calda de chocolate, e claro que vai reparti-lo com todos os amigos que ajudaram.”
Reflexão: (Sozinha a Dona Coelha conseguiu colher a cenoura? Precisou de todos os amigos? Papai do céu quer que sejamos amigos e saibamos repartir também nossas coisas, cooperando e sem brigar, foi com união e participação de todos que isso foi possível)
*Depois todos entram na toca do Orelhudo e sentam na mesinha para provar o super bolo de cenouras que a dona coelha quer repartir.( Todos os alunos quiseram provar o bolo. Pois agora eles fazem parte desse processo, ele participaram da colheita da cenoura e se sentem responsáveis por aquele bolo que eles ajudaram.)
Adaptação da história para os alunos do maternalzinho (2 anos):
Era uma vez a Dona Coelha da Páscoa que adorava comer cenouras. Quem gosta de cenoura??? A Coelhinha gosta de fazer sopa de cenoura, suco de cenoura e bolo... vocês querem colher as cenouras na horta da coelha??? Cada um pega uma cenoura. (A cenoura é colada em garrafas pet cortadas ao meio.) Vamos cozinhar com a Dona Coelha? (Todos fazem a garrafa de panela e mexem a sopa de cenoura com a colher imaginária.) Vamos papar a sopa? (Todos comem com colher a sopa.) Agora vamos tomar um suquinho delicioso de cenoura? (Todos fazem a garrafa de copinho e tomam o suco.) Vocês sabia que nasceu uma cenoura gigante lá na horata a Dona Coelha??? Vamos lá, me ajudam a colher??? (Todos seguram na folha da cenoura e puxam.) Iupiiii! Conseguimos, obaaaa! (Foi uma festa, eles adoraram e tentaram comer a cenoura hehehehe)
Obs: As cenourinhas são feitas de E.V.A e tem números escritos. Colei nas garrafas pet. Depois jogamos boliche com as cenourinhas da horta.
Também podemos usar as garrafas para material de contagem. O aluno joga o dado, e encontra o número correspondente na garrafa, e coloca os ovos (recortados) na quantidade correspondente.
Aula sobre os símbolos da Páscoa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário