BEM VINDOS!

Olá,queridos pais,alunos e leitores deste blog. Antes de qualquer coisa,vamos às apresentações: Sou Deise Bruna, professora e apaixonada por crianças e educação, e a partir desse blog estarei aqui com vocês. Todos os meses pensaremos juntos em ideias e colocaremos em prática atividades criativas, tornando o dia-a-dia dos alunos mais construtivo e prazeroso. É preciso estimular as crianças, mantendo vivo dentro de cada aluno a vontade de conhecer sempre mais. Postarei aqui nossos trabalhos realizados em aula,assim como os recados para os pais e informativos pedagógicos afim de ajudá-los na tarefa de educar para a vida.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Projeto: Os Insetos.


Professora: Deise Bruna Machado Massena
Turma: Pré 2    Escola: Paraíso da Criança

O Projeto teve duração de duas semanas. O tema foi desenvolvido segundo as competências e habilidades dos alunos da turma da alfabetização. Eles escolheram o tema que gostariam de aprender e descobrir novas informações. As crianças sugeriram diversas idéias, como por exemplo: Por que os dinossauros não existem mais? Será que os dragões existem? Por que existe o alfabeto? Dentre vários outros questionamentos, ficou evidenciado a alta curiosidade das crianças sobre os insetos, como formigas e abelhas. Resolvemos então abranger no nosso projeto o tema: Os insetos. Surgiu assim nosso trabalho de seleção dos insetos mais interessantes a serem estudados e a organização de atividades de pesquisa e exploração das habilidades de cada um. A partir daí, aprendemos mais sobre os insetos nocivos ao homem e transmissores de doenças como os piolhos, baratas, mosquitos e vimos que as moscas são deste grupo o inseto mais veloz. Também fizemos novas descobertas em relação aos insetos produtores como as abelhas e o bicho da seda. Foi muito bacana conhecer a metamorfose das borboletas e ver as imagens dos ovos, lagartinha, casulo e enfim a linda borboleta.  Através das atividades de musicalização, pesquisa, colagem, pintura, hora do conto, filme, cartazes, etc... foi possível envolver todos num sistema de aprendizagem significativa onde todos demonstraram interesse e participação. Parabéns à todos pelo rendimento, e àqueles que conseguiram capturar algum inseto e trazer para demonstração e estudo. Adoramos as formigas, gafanhoto, cigarra, mariposa, e até as lesmas que fizeram a alegria da garotada.
                                                               Grata Professora Deise Bruna M. Massena


Cineminha sobre os insetos.

Procurando a letra inicial de cada inseto no alfabeto de bolso. Cada aluno coloca a ficha que ganhou no bolso correspondente á letra inicial.

Fazendo arte: As meninas agora sabem muito sobre os insetos do jardim e fizeram um mural lindo com pincel e tinta gauche. .

Enquanto os meninos fizeram um painel dos insetos nocivos ao homem.




Foi muito bacana. Trabalharam em grupo.

Mural dos meninos: Os insetos nocivos ao homem

Mural das meninas: Insetos do jardim


Pesquisa: No tema de casa os alunos pesquisaram sobre insetos em revistas,  jornais, internet, etc... trouxeram figuras e curiosidades sobre eles.  Em um cartaz colamos todas as figuras trazidas. A partir daí começamos nosso projeto.


Piolhos: Fizemos uma campanha na escola sobre esse inseto parasita que adora a cabecinha das crianças e sugam o sangue da cabecinha( afinal eles querem ficar  inteligentes como as crianças hehe) Caçamos um piolho da cabeça de uma vítima. Fizemos um cartaz, mostramos o piolho no vidrinho para toda a escola e pedimos para as mamães examinarem a cabeça de seus filhos. CAMPANHA: DE OLHO NO PIOLHO.

Capturamos um piolho de verdade.


Moscas: Mostra de imagens da mosca e conversa sobre as curiosidades.
Trabalhinho das digitais divertidas: Cofeccionaram uma mosca com a impressão do dedo na tinta.
Descobrimos que as moscas tem visão 180 graus e que enxerga até o que está atrás dela, que ela é o inseto mais veloz entre os estudados(por isso não conseguimos caçar nenhuma mosca durante nosso projeto), A mosca namora (acasala) uma vez na vida, esfrega as patas toda hora para manter limpas pois é pelas patas que sentem o cheiro,etc...

Culminância: Estudamos sobre os sapos , os predadores de insetos. Todos trouxeram garrafa pet verde cortadas ao meio e a profe confeccionou uma sapinho com a barriga cheia de insetos( com deliciosos chicletes em cada um) A tarefa era dar um chicle para cada um da família e explicar o que aprendeu sobre cada um.
No fim aprendemos noções até de cadeia alimentar. Foi muito bacana e surpreendente esse tema.


OS SAPOS:
A função dos sapos é controlar a população de insetos.Nas suas comunidades os sapos desempenham importante papel de predadores na cadeia alimentar. A Cadeia Alimentar é uma seqüência de plantas e animais, cada um servindo como um elo. Por exemplo: os gafanhotos comem as plantas, os sapos comem os gafanhotos e as cobras comem os sapos. Isso ajuda a manter o equilíbrio natural entre animais e plantas na Natureza. Cada criatura apenas pega aquilo de que realmente precisa.
 Hora do Conto: O nascimento da Borboletinha
Conversa sobre a metamorfose, a Profe mostrou figuras reais de  cada etapa desse processo.
Todos coloriram uma borboletinha e passaram cola glitter e fizeram colagem com lantejoulas.
Aprendemos sobre o que são as ‘curvas abertas e fechadas” ( Através da conversa sobre o vôo das borboletas)  Fizemos trabalho manual de desenho das curvas abertas do vôo das borboletas

Mosquitos:
Rodinha: Todos conheceram o “Aedes” e souberam como se prevenir contra a dengue nas suas casas. Como é o mosquito, quem transmite a doença: ”a mosquita”, do que se alimentam: sangue.
Formigas
Mostra de imagens de formigas, formigueiros...
Cineminha: A formiguinha na natureza
Modelagem: Modelar com massinha a formiguinha com seu par de antenas e suas seis patinhas, o formigueiro e pintar com tinta verde a grama no pratinho de bolo.
Musicalização: A formiguinha (caça a letra “F” na letra da música)
Baratas Musicalização: A barata diz que tem...( Conversa sobre as mentiras.)
Caça a letra “B”  na letra da música.
A Profe mostrou na rodinha imagens de baratas e do lugar que elas gostam de morar(lugares sujos, com lixo...)
Confecção do fantoche da Dona Baratinha

Abelhas:  Cineminha: As abelhinhas
Mostra de imagens de abelhas, colméias, mel. Conversamos como acontece a produção do mel.
Fizemos trabalhinho de coordenação motora om o desenho de abelhinhas na colméia. E claro provamos o delicioso mel.






2 comentários:

  1. Parabens!
    Este projeto ficou show!
    E aproveito pra pedir licença para pegar uma casquinha. Estou com problemas de piolho em sala de aula. Me parece uma boa oportunidade de iniciar um projeto parecido com este, mesmo porque devo aproveitar a chance e ampliar o conhecimento de todos para um fato que está acontecendo e que cria um certo desconforto para os pais que recebem os bilhetinhos em casa para olharem a cabeça de seus pimpolhos.
    É certo também que será a chance de iniciar o projeto de meio ambiente. O 1º e 2º ano ficou com o tema: Os animais: a cadeia alimentar e seu desequilíbrio.
    Estou pensando nos animais de jardim: insetos...
    O que você acha? Vai ser legal?
    Queria saber a opinião de alguém fora da escola. Lá me acham o máximo. E não sou tão máximo assim...rs
    Achei seu projeto tão lindo!!!! Você tem experiência!!!
    Voltei a dar aulas depois de passar quase quinze anos trabalhando em secretaria. Aí bate esse "Medinho de errar"!
    Voltarei mais vezes, pois é sempre bom fazer amigos valiosos!!!
    E aproveito pra te convidar e conhecer meus trabalhos!!
    Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, ideias que possibilitam várias atividades interessantes

    ResponderExcluir