BEM VINDOS!

Olá,queridos pais,alunos e leitores deste blog. Antes de qualquer coisa,vamos às apresentações: Sou Deise Bruna, professora e apaixonada por crianças e educação, e a partir desse blog estarei aqui com vocês. Todos os meses pensaremos juntos em ideias e colocaremos em prática atividades criativas, tornando o dia-a-dia dos alunos mais construtivo e prazeroso. É preciso estimular as crianças, mantendo vivo dentro de cada aluno a vontade de conhecer sempre mais. Postarei aqui nossos trabalhos realizados em aula,assim como os recados para os pais e informativos pedagógicos afim de ajudá-los na tarefa de educar para a vida.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Projeto: OS DINOSSAUROS

Por que estudamos os dinossauros? No início do ano numa entrevista com os alunos, percebi o interesse que eles tinham em aprender sobre os dinossauros. Então no final de agosto resolvi por em prática atividades sobre esse tema. E foi surpreendente a euforia dos pequenos durante o projeto, todos participativos e faceiros. Fizemos as seguintes atividades:

 DESAFIO:  O QUE SERÁ TEM NO OVO MISTERIOSO???
* Fiz um ovo grande de  cartolina, e colei na frente da escola. Todos deveriam tentar adivinhar o que tinha no ovo. As crianças desenharam em aula num mini ovo o que achavam que tinha no ovo misterioso. Muitas foram as hipóteses (pinguim,passarinho,pintinho,"nada",ovo podre,pica pau...) Nas agendas o pais e familiares também precisaram dar sua opinião. Mas apenas duas pessoas acertaram, o aluno Rodrigo e o papai da Nicole que arriscaram que havia um dinossauro no ovo. Parabéns!!! Apartir daí inciamos nossas pesquisas e estudos.






DINOSSAUROS



Você sabe o que significa a palavra "Dinossauro"? 
A palavra "Dinossauro" significa "lagarto gigante". Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afíadíssimos, para comer sua carne.
Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas 2 milhões e meio de anos!
A teoria mais aceita sobre a extinção dos Dinossauros é a queda de um meteoro no planeta.



ATIVIDADES EM AULA:    

* Montagem coletiva do quebra cabeça gigante e jogo de passatempo sobre os dinos.
*Assitimos ao documentário :"Quando os dinossauros reinavam na Terra"
* Maquete
*Atividade com massinha de modelar
*Cartaz
*Aprendemos sobre répteis,sobre "eras", sobre extinção, fosséis, profissionais que estudam os fósseis de dinossauros...


FINALIZAÇÃO DO PROJETO: "PALEONTÓLOGOS  POR UM DIA:"

*Fomos à pracinha, enterrei na areia pedadaços de fosséis para que eles escavassem e montassem. Uma brincadeira desafiante e muito divertido!


OBS: Alguns alunos visitaram a exposição de esqueletos de dinossauros  no shopping e trouxeram fotos e conhecimento para os colegas. Obrigada e parabéns!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário